Campeonato Regional do Café conhece seus primeiros confrontos
01/02/2020 08:33 em Noticias

 

Na sexta-feira, 17, aconteceu o congresso técnico visando o início do Campeonato Regional do Café 2020. Representantes dos clubes de toda a região estiveram presentes, debatendo as regras, regulamentos e os pormenores da competição que começa no dia 1º de março e é organizada pela Liga Desportiva de Manhuaçu e com a chancela da Federação Mineira.

Além dos representantes, o congresso contou com apresentações de judô, com mestre João Karatê, e de capoeira, com o Instituto de Capoeira Brasileira.

“A expectativa é maravilhosa. Num dia chuvoso, você receber esse tanto de pessoas interessadas em participar da competição, empresários querendo agregar valores à nossa competição. Isso é muito importante, solidifica que nós estamos no caminho certo. A cada ano que passa, o nosso congresso técnico de avaliação tá surtindo efeito, trazendo coisas melhores para o torneio”, conta a presidente da Liga Desportiva de Manhuaçu, Liliane Lopes Araújo.

A competição contará com 20 equipes já confirmadas e ainda mais oito esperando confirmação. “O alto número de equipes é sinônimo de que o trabalho está fluindo. O esporte amador ainda sente falta de uma valorização dos sistemas públicos e isso enaltece a gente da organização e dá um ânimo a mais. A gente não pode deixar de agradecer aos representantes das equipes, são eles que fazem realmente a nossa classe amadora sobreviver nos dias de hoje.

A organizadora reforça a importância de se profissionalizar a gestão no esporte. “Nosso slogan é ‘ações profissionais no seu esporte amador’. Acredito que a nossa região ainda não teve a oportunidade de ter um congresso técnico com tamanho olhar de detalhes como nós fizemos. É muito bacana copiar aquilo que é bom e espero ter trazido para esses representantes, que são a parte que melhor pode falar do nosso esporte amador, o carinho, o respeito, a valorização deles, porque são eles que fazem o nosso esporte acontecer”, reitera.

Até o momento, a edição 2020 contará com 20 equipes. A cerimônia contou com o sorteio dos grupos, que ficaram assim:

Grupo A: Mutum E.C. (Atual Campeão 2019), Rosário E.C (Abre Campo), Avaí (São Pedro do Avaí), União Lajinha
Grupo B: Cruz De Malta (São João do Manhuaçu), Ipiranga/MUD (Manhuaçu), Olímpico (Carangola), União Caputira
Grupo C: Ipanemense (Ipanema), Simonésia FC, Ibitirama-ES, Martins Soares
Grupo D: Santanense F.C. (Santana do Manhuaçu), Matipó, Força Jovem (Caputira), Orizânia
Grupo E: Santa Bárbara E.C (Santa Bárbara Do Leste), Irupi-ES, Baixada (Caputira), Reduto

Ainda há equipes a confirmar a participação no Campeonato Regional do Café 2020. Essas são E.C Vermelhense (Vermelho Novo), Torino FC (Reduto), Juventude/União Luisburgo, Durandé, Matipó 2, Pedra Bonita, Iúna-ES e Caparaó.

Atual campeão com o Mutum Esporte Clube, Jarbas Alvim, fala que não tem favorito para a edição 2020. “Temos que respeitar todas as equipes e não tem isso de favoritismo não. É outra competição, o momento é outro e nosso foco agora é nesse ano. O que passou, passou, já é história. Em 2020, aumentou o número de participantes e isso aumenta o nível da competição”, pontua.

O representante do Manhuaçu União Desportiva (MUD), Cristiano Marcos, ressalta a busca por um título que Manhuaçu ainda não tem. “Estaremos juntos do Ipiranga, com o Osvaldo, para a gente fazer essa parceria esse ano novamente. Ano passado fizemos uma campanha boa, a expectativa para esse ano é que seja melhor que a do ano passado e quem sabe até brigar pelo título, que Manhuaçu ainda não tem na categoria titular, enquanto temos na categoria aspirante dois títulos”, conta.

João Vitor Nunes

 

COMENTÁRIOS