História do futebol amador de Itabira
04/01/2019 10:00 em Noticias

Historia do campeonato amador de Itabira.

A liga Itabirana de futebol amador de Itabira foi fundada em 19 de março de 1958, com objetivo principal de promover as competições do futebol, em Itabira, seus distritos e municípios vizinhos, como Santa Maria de Itabira e Ferros.

Uma das características históricas do Campeonato foi à falta de uma padronização no sistema de disputa, que altera com passar dos anos, assim como as regras e o número de participantes. Dentre os vários formatos já adotados, incluem-se o campeonato municipal e Copas, mas com os campeões considerados como campeões municipal.

Tivemos também, os torneios de campeão dos campeões, esses títulos não computam nas competições dos títulos municipais.

Nesses 60 anos, a prefeitura de Itabira foi à principal fonte de renda para as disputas, mas a crise econômica do pais, comprometeu os campeonatos nos anos de 1993/94 – 2010/11 e 2017, impedindo a realização por falta de recursos financeiros, oriundos da prefeitura.

Fato inédito, foi o patrocínio feito pela empresa MD PREDIAL, que durante 3 anos,  bancou todos os uniformes para os clubes, sem duvida uma iniciativa que contribuiu muito para o futebol de Itabira.

Após a saída da MD PREDIAL, muitas equipes tiveram dificuldades para se manter e acabaram saindo das competições.

Muitas equipes ficaram pelo caminho nesses 60 anos de competição, algumas com títulos, outras com boas participações. Hoje, muitos sobrevivem com muita dificuldades, mas a chama da sobrevivência é alimentada por dirigentes, que não medem esforços para a paixão do futebol amador de nossa cidade.

O Grêmio esporte clube, com estádio próprio, o Prudêncio Silva, é o maior ganhador de títulos, conquistou 16, sendo Hexadeca campeão municipal. Seguido pelo Deca campeão o Campestre com 10 títulos. O Vila Nova Hepta campeão sagrou-se campeão 7 vezes.

São Lourenço campeão de 2018 é Tri campeão, o mesmo numero de títulos do São Cristovão três cada. Bela Vista o único bi campeão, com dois títulos. River, Manganês, Azulão, Ferroviária, Acesita, Cai, Valerinho somam um titulo.

Dos municípios vizinhos o Santa Maria da cidade de Santa Maria é Penta campeão com 5 títulos, seguido pelo Aymore de Ferros com bi campeonato.

O Grêmio é o recordista de conquistas seguidas, por duas vezes foi tetra campeão em 1962/63/64/65, repetindo o feito em 2001/02/03/04. O campestre vem em seguida com tres bi campeonatos, em 1969/70, 78/79 e 89/90.

Relação dos campeões – relação dos clubes ativos – relação dos clubes licenciados – relação dos clubes extintos.

Fonte de pesquisa. Arquivo da Liga Itabirana, ex atletas que atuaram nas equipes mencionadas ao longo desses 60 anos.

 

COMENTÁRIOS